A palavra psicologia significa literalmente, "estudo da alma" (psyché, "alma" – logia, logos "estudo").

A psicologia tornou-se profissão no Brasil em 1962 através da Lei 4.119. Psicólogo é o profissional que concluiu um curso de graduação e possui registro no órgão que regulamenta a profissão, o conselho regional de psicologia.

No exercício de sua profissão o psicólogo poderá fazer uso de métodos e técnicas visando um diagnóstico psicológico, orientação profissional, seleção profissional, orientação psicopedagógica ou avaliação neuropsicológica.

Como a psicologia funciona ?

01.

Objetivos da Psicologia

A finalidade do trabalho de um psicólogo é intervir, através do conhecimento da psicologia no aspecto subjetivo da realidade, buscando potencializar o cliente na direção de sua autonomia.

Os psicólogos agem com a finalidade de contribuir para que o cliente se desenvolva de forma adequada ao alcance de suas aspirações, conquistando maior satisfação pessoal e social.

O psicólogo não atua somente onde há sofrimento, também em momentos de planejamento, de construção de objetivos, no reconhecimento de potencialidades, no auto conhecimento e na preparação para mudanças.

02.

Como trabalha o Psicólogo

O psicólogo trabalha identificando sentimentos, emoções, sentidos, significados, desejos comportamentos e pensamentos do seu cliente.

Dessa forma o psicólogo trabalha na compreensão dessas expressões e sua relação para o cliente. As pessoas sabem muito sobre si, no entanto, o psicólogo possui ferramentas adequadas para auxiliar os indivíduos, grupos, instituições a compreenderem aspectos que não estavam visíveis ou inteligíveis.

Ou seja o psicólogo não adivinha, não supõe e não faz juízo de valor, pois trabalha com as informações fornecidas pelo próprio cliente, e em conjunto com ele possibilitará a ressignificação das experiências vividas, potencializando-o como agente ativo de transformação de si e de suas relações.